Prefácio

Este é um livro de emoções, em que cada página a ser folheada tem um tesouro solene que cabe a você descobrir. Antes vou lhe dizer: prepare-se para as aventuras que irá conhecer. Você viajará pela leitura e a imaginação mostrará um mundo só seu, leitor. Encontrará as portas abertas para o universo do conhecimento e não resistirá ao mundo mágico e extraordinário existente na obra cujo nome é “Muito além das montanhas”, uma seleção de contos fantásticos que compõem a coletânea organizada pela comitiva de Sua Senhoria Eber Josué.
Imagine que cada página seja uma riqueza, contenha a essência de duas nações cujos laços de amizade marcaram a história – Brasil e Líbano, ambas maravilhosas, cheias de cultura.
A cada episódio os eventos se transformam, como se não houvesse final, assim é contada a relação de nosso querido Dom Pedro II com o povo libanês. Recebendo vários títulos e sendo honrado pelos seus personagens, com os quais os escritores tiveram dedicação e carinho. É a verdadeira história se transformando em arte.
Não se pode dar um significado à arte, mas deve-se senti-la e entendê-la, pois esta possui encanto próprio, modelada pelo seu criador com paciência na arte de escrever e ser admirado. Assim é a literatura, ela nos encanta e ensina a amar, prendendo-nos ao seu cosmos.
Meus parabéns a todos que se esforçaram para garantir que o seu talento se tornasse visível, contribuindo para a sociedade com os seus conhecimentos, mantendo viva a história de nossa pátria tão amada e ressaltando o grande coração do oriente, o Líbano.
“O talento desenvolve-se no amor que pomos no que fazemos. Talvez até a essência da arte seja o amor pelo que se faz, o amor pelo próprio trabalho.” (Máximo Gorky)

YASMIM NASCIMENTO DE SOUZA RIBEIRO
Graduanda em Letras-UFSC